O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou as secretários de segurança de todo o Brasil, em reunião na manhã desta terça-feria, em Brasília, que o presidente em exercício Michel Temer autorizou uma verba exclusiva, para pagamento de serviços extras de policiais militares e civis no combate a crimes contra a mulher. O secretário de segurança do Amazonas, delegado da Polícia Federal Sérgio Fontes, esteve na reunião e o portal conseguiu a informação com exclusividade.
O anúncio foi feito dias após o país ficar comovido com a jovem de 16 anos vítima de estupro coletivo, no Rio de Janeiro e que revoltou as mulheres no mundo inteiro.
A ideia é casa estado criar uma espécie de força conjunta entre as polícias Civil e Militar para combater com mais eficácia os crimes contra a mulher. O Brasil está entre os países com maior índice de crimes desse tipo no mundo.
Segundo estatística de uma ONG não governamental, a cada 11 minutos uma mulher sofre algum tipo de violência no Brasil. Os dados são considerados estarrecedores.
Os detalhes da verba e como será paga aos policiais, bem como os serviços extras de combate aos crimes contra as mulheres, devem ser explicados pelo secretário no seu retorno à Manaus, programada para esta quarta-feira.