Quantcast
Channel: PORTAL FLAGRANTE
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1400

REVOLTA POPULAR - Mudanças na saúde podem ser impedidas pelo MPE

$
0
0
O vereador professor Bibiano em parceria com o deputado estadual José Ricardo Wendling, ambos do PT, acionará o Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) para que freie as ações recentes tomadas pelo Governo do Estado de corte de mais de R$ 300 milhões na área da saúde e que estão sendo alvo de críticas por toda a sociedade. O discurso foi proferido pelo parlamentar na sessão plenária desta segunda-feira (30), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Não podemos fechar os nossos olhos para essa situação. Precisamos, enquanto parlamentares, tomar uma atitude concreta, por isso, estarei protocolando esta representação no Ministério Público por entender que é preciso respeitar o direito dos cidadãos de acesso à saúde preconizado pela Constituição”, ressaltou o parlamentar.


Para o parlamentar, essas medidas que estão sendo chamadas de “reordenamento” são completamente arbitrárias e demonstram o nível de afastamento do Governo do Estado em relação aos interesses da própria população. Para Bibiano, se o Executivo Estadual precisa economizar, então, que comece cortando as benesses e gastos nas áreas meio, mas nunca da Saúde e Educação. “Por que o Governo do Estado não cortou os gastos milionários com transporte aéreo”, questionou o vereador, o qual esclareceu que o montante chega a R$ 26 milhões.


O parlamentar propôs ainda a aprovação de indicação conjunta dos vereadores reivindicando o imediato cancelamento das medidas que irão atingir Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs). “Essas medidas estão sendo analisadas como um cerceamento ao direito de milhares de pessoas de acesso à tratamento de saúde. Na última semana, o que verificamos foram crianças, idosos e adultos em frente a esses locais protestando de forma veemente e indignados, portanto, sugiro que a Câmara Municipal possa se manifestar de maneira corajosa e ética através deste instrumento”, salientou o vereador.





Saúde municipal em alerta
Durante discurso, o vereador frisou ainda que independente dessas medidas adotadas pelo Governo do Estado, a situação da saúde no âmbito municipal também está acendendo o pisca-alerta. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão há anos sem reforma; muitas delas estão sem remédios para o controle da pressão arterial e diabetes; falta materiais de expediente e limpeza. “São denúncias trazidas por servidores públicos da rede municipal de saúde sobre situações gravíssimas que precisam ser resolvidas urgentemente”, alertou Bibiano.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1400