Quantcast
Channel: PORTAL FLAGRANTE
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1400

Requalificação da Eduardo Ribeiro tem ações de despoluição visual do patrimônio histórico

$
0
0
Nos últimos meses, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) tem intensificado o trabalho de fiscalização para a despoluição visual de fachadas e patrimônio histórico na avenida Eduardo Ribeiro, que está recebendo obras de requalificação. De janeiro a maio deste ano, o órgão municipal registrou aumento de 87,5% em notificações relacionadas a patrimônio histórico, e o aumento já traz o reflexo do trabalho realizado.

Esse trabalho vem sendo realizado paralelamente às obras de revitalização da avenida Eduardo Ribeiro, que tem previsão de serem concluídas até agosto, dando a Manaus uma via mais atraente, com requalificação e nova paisagem. O foco das fiscalizações, orientações e atendimentos do GPH se voltou para a avenida, para que pudesse ser concluído um trabalho de resgate de muitas fachadas, ainda escondidas por marquises, coberturas e placas. O trabalho também tem focado na desobstrução das calçadas, para liberar o passeio e a passagem de pedestres, com base no Plano Diretor.

A ideia é ter uma via reformada e requalificada, inclusive na questão do ordenamento público. A Gerência de Patrimônio do Implurb tem, entre suas competências, defender, preservar e resguardar os bens de valor histórico de Manaus, coibindo a descaracterização e até mesmo agressões aos bens culturais sujeitos à legislação de proteção e/ou tombamento do Centro Histórico.

Cronograma
O projeto da avenida Eduardo Ribeiro conta com recursos provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), que compõe a estrutura do Implurb. A obra traz de volta à vida aspectos originais do século XIX, com projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), caracterizado pelo resgate do pavimento original, melhorias em calçadas, iluminação, paisagismo e acessibilidade. E sem ter dinheiro investido do Tesouro Municipal.

Com um cronograma diuturno, a previsão de entrega do próximo trecho, entre a rua Saldanha Marinho até a avenida 7 de Setembro, é para até o final de junho. E a parte que vai até o porto, até 31 de agosto.

Já foram entregues três trechos na vida: da praça do Congresso à rua Dez de Julho (18 de dezembro);da rua Dez de Julho à rua 24 de Maio (5 de fevereiro); e da 24 de Maio à rua Saldanha Marinho (2 de maio).

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1400